Um sistema de ventilação não é uma VMC, uma VMC não é uma "Ventax".

19-04-2025

As habitações, resultante dos novos sistemas construtivos cada vez mais estanques e de caixilharias com bom desempenho, vão transferindo a pressão da qualidade de ar interior de uma casa para os sistemas de ventilação.
Pouco a pouco começamos a abandonar as soluções de ventilação, ditas naturais, com grelhas disseminadas pelas paredes e caixilharias, que não resolvem a qualidade do ar interior na prática mas apenas nos certificados energéticos, pois raramente é feito um estudo de fluxos de acordo com as características, local e necessidades específicas de cada habitação.
A Ventilação Mecânica Controlada (VMC) surge como a mais "recente" solução, e prova disso foi a enorme variedade de soluções que foram apresentadas na última TEKTÓNICA na FIL.
Mas a VMC só por si não resolve o problema da qualidade de ar interior. É necessário caracterizar, dimensionar e planificar esses sistemas.
É por isso que a Passive House recomenda um sistema de duplo fluxo com recuperador de calor, e os Passive House Designers têm um módulo de formação sobre esta temática. Não apenas como solução energética, mas principalmente como parte integrante de um todo em que se dá especial atenção à qualidade de ar interior e às patologias construtivas resultantes da desadequada ventilação.
Mas esse sistema, além do dimensionamento e desenho, tem de cumprir diversos critérios no processo de certificação tais como:
- Critérios de higiene (Tipos de Filtros)
- Critérios de Conforto
Tº Min admissão de ar
Níveis de Caudais de ar
Proteção contra o ruído
- Critério de Eficiência
nRC >= 75%
Limites de Consumo elétrico
Estanquicidade ao ar e isolamento térmico
Balanço entre o Ar exterior e exaustão
Estes critérios são muitas vezes descurados em projecto e em especial nas obras.
A VMC, por si só, não é a panaceia para todos os males da construção, e é necessário que todos os intervenientes no projeto e obra de qualquer construção, arquitectos, projetistas de instalações especiais, instaladores de AVAC tenham formação adequada, e não caiam na tentação de simplificar o processo de decisão, sejam quais forem as razões.
PassiveHouse é um conceito construtivo que define um padrão de elevado desempenho que é eficiente, sob o ponto de vista energético, saudável, confortável, economicamente acessível e sustentável.